Karriem Riggins, “Summer Madness” (Alone Together)

Por algum motivo, ainda não falamos do excepcional álbum de Karriem Riggins, Alone Together. Mas hoje esse gap será preenchido.

O motivo? O lançamento do clipe “Summer Madness”, cuja música traz sample do clássico “Olha o Menino” (1978), de Caetano Veloso. Nele, a perspectiva de uma gata que se arruma pra sair de rolê com as amigas que, para nossa alegria, vão a um show de Karriem Riggins.

E é dos 2’25” em diante que a mágica toda acontece e a banda do baterista, produtor, DJ e MC mostra suas habilidades carregada de sintetizadores, baixo e alguns riscos.

Sobre o disco

Lançado pela Stones Throw (onde mais seria?), Alone Together é o filho único e também masterpiece de Riggins. Natural de Detroit, terra de Dilla Dog aka J-Dilla, o baterista é conhecido pela produção de faixas de monstros como Erykah “Silly E.” Badu, Common – que, inclusive, dá um salve em Alone Together -, Slum Village, The Roots, Talib Kweli e o próprio Dilla, além de colaborações com Madlib e parte integrante do quarteto jazz da cantora Diana Krall.

Repleto de broken beats, o álbum traz 34 faixas com cerca de 1’30” cada e é basicamente instrumental, com poucas contribuições vocais que, quando raramente aparecem, chegam como recortes ou coros que engradecem cada música. Com a bateria sempre a frente, uma primeira audição pode trazer um aspecto mais rústico de produção, mas não se engane: Alone Together é uma espécie de crossover de produções de Dilla e Madlib; não apenas seguindo padrões, mas dando um passo além. E é esse passo, representado pelo background jazzístico de Riggins, que é o ‘quê’ marcante do disco. É rap, mas é jazz, quase que na mesma proporção.

Para o futuro, Karriem Riggins tem nos planos lançar um álbum de jazz, um de rap, no qual apareceria rimando, e uma colaboração com Common, que definitivamente seria frutífera.

Ouça Karriem Riggins: Stones Throw Podcast 74