This Is Trap de Mensagem

Antes de torcer o nariz para o Trap, dê uma chance para essa seleção.

É provável que você já tenha ouvido trap. Se você já ouviu algum dos sucessos recentes do Raffa Moreira, Jé Santiago ou algo do Dfideliz, você já está familiarizado.

Clipe de Para Sempre 21, do Delatorvi

A definição de “Trap”

O gênero foi popularizado no sul dos Estados Unidos nos anos 90, supostamente originado em Atlanta. A palavra “trap”, traduzido do inglês, significa “armadilha”, mas a gíria se refere a uma farmácia, onde os narcóticos são preparados e vendidos.

A fórmula para se criar um trap tornou-se quase que comicamente previsível: Abra com uma introdução que inclua o tema principal da música, construa o groove com algumas improvisações, se puder conte com ajuda de um produtor. Agora, jogue “yeah!” E “Okays!”, depois entre de cabeça  no seu primeiro verso. Quem consome o conteúdo parece perfeitamente satisfeito – mas o que impede que essa fórmula repetitiva não enjoe?

Simplesmente funciona. Eu acho que o velho ditado é verdadeiro: “Se não está quebrado, não conserte.” É tudo uma festa. Mas há mais do que apenas isso. 

O conteúdo do trap não se limita ao assunto drogas. As músicas também falam de amor, ostentação, o falso lifestyle e, é claro, o trap também produz músicas divertidas.

Minha intuição diz que esse ano eu fico rico (rico)

Mano, eu quero tudo, quero mais do que preciso (yah)

Vai ser do meu jeito, vou ganhar com meu talento

Depois sacar o dinheiro e gastar com meus amigo (yeah)

Jé Santiago – Novo Rico

Mas qual é a mensagem? 

A ostentação da riqueza (notas de dinheiro, jóias ou carros de luxo) é uma das marcas mais fortes do Trap. Tanto o desejo de ser rico quanto a satisfação de ter dinheiro são transmitidos em numerosas canções. Em ambas as situações, o contraponto fundamental é incorporado pela pobreza. O fato de que alguém que vem da quebrada e alcança o sucesso econômico surge como a própria base da narrativa.

Esta fórmula simplista e dinâmica deixa espaço para uma gama eclética de expressão florescer. E como qualquer boa coisa na música, certas pessoas vão abusar disso, com certeza – mas aqueles que fazem isso direito, com bom gosto e criatividade, encontrarão uma maneira de manter a fórmula da trap única e refrescante.

Agora, coloque os fones de ouvido e sinta a pancada com o melhor do Trap de Mensagem:

Chegou até aqui? Então siga o Per Raps no Spotify!