“Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)”, Racionais MC’s

#especialVMB “Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)”, Racionais MC’s

por Robson Assis e Eduardo Ribas

Me arrisco a dizer aqui que o clipe de “Marighella, Mil Faces De Um Homem Leal” será o vencedor da categoria Clipe do Ano da MTV. Por quê? Estamos falando de Racionais MC’s, grupo mais conhecido do Brasil quando o assunto é rap, e um dos mais conhecidos quando se fala de música feita no País. É com esse clipe e essa única categoria que o quarteto se consagrará antes de subir ao palco para um show de encerramento, que promete ser histórico.

São dez anos desde o lançamento de Nada como um dia após o outro dia e todo esse tempo distante levou o Racionais a se inspirar num dos grandes guerrilheiros da história do Brasil, Carlos Marighella, cujo centenário foi comemorado em 2011 e é homenageado em “Mil faces de um homem leal”, que tem produção e direção à altura do discurso panfletário e contundente feito por Mano Brown.

O clipe traz consigo mais que um retorno, afinal, funciona como uma crítica indireta ao recorrente (e ultrapassado) debate sobre rap de protesto x rap de festa, cumprindo ao mesmo tempo o papel da informação e da boa música. Encerrando aqui a profecia com base em alguns fatos, Marighella – Mil faces de um homem leal chega ao VMB 2012 com a relevância de um clássico e sendo um dos lançamentos mais esperados da última década.

Direção: Daniel Grinspum

indicação:
Clipe do Ano