Então quer dizer que você tava assistindo futebol no domingo e ouviu o Cleber Machado falar que tem um podcast? Ou quem sabe você tava passando pela sala na hora da novela e se ligou que o Fagundão tem um podcast sobre livros? Bom, fato é que podcast é o assunto do momento, mas, se você não sabe muito bem o que é isso e como funciona, eu estou aqui pra te ajudar. 

Nesse artigo, vou explicar o que ele é, onde ouvir e em quais situações a galera costuma ouvir e vou deixar algumas indicações de programas pra você. Fechou? Confia em mim, que vai dar certo.

O que é um podcast?

O podcast nada mais é do que uma Mídia, um formato de transmissão de arquivos de áudio. Bom, pra facilitar o entendimento, pensa no YouTube. Ele tem vários canais, certo? Cada um de uma maneira, falando sobre temas diferentes, né? Então, agora imagina um YouTube sem a parte de vídeo, só com o áudio. Pronto, basicamente isso é o podcast. Se assemelha também ao rádio, porque a maioria dos conteúdos não tem música, e sim pessoas conversando sobre um tema. 

(Se você quiser uma explicação mais técnica sobre o termo, recomendo esse artigo aqui)

Essa mídia está no Brasil desde 2004, mas foi a partir da popularização do smartphone e da (pequena) melhoria da rede de dados móveis que ela se tornou popular.

Como ouvir um podcast?

Sério, você não sabe a sorte que tem em começar a ouvir podcast agora, porque está tudo mais fácil atualmente. Há poucos anos atrás, o processo para achar um novo programa era bem mais chato. Envolvia você ter um aparelho específico que só permitia você baixar o conteúdo no wi-fi, além disso, você precisava encontrar o feed do programa que você gostaria de ouvir, juntá-lo a um agregador… vish, o caminho era logo, melhor parar por aqui. 

Hoje, basta você baixar aplicativos como Spotify, Deezer, Castbox, entre outros, e procurar por podcasts. Eles são plataformas de streaming – ou seja, você pode consumir os áudios usando seu pacote de dados ou sua internet via wi-fi – mas têm a vantagem de que você pode também fazer o download dos arquivos para ouvir quando quiser. 

Ah, e você não precisa necessariamente assinar planos desses apps para ter acesso ao conteúdo dos casts. Em regra, os programas são gratuitos. No máximo, você terá que criar uma conta na plataforma que você escolher. 

Onde ouvir podcast?

O podcast acaba sendo seu companheiro para a realização de ações que não exijam grande atenção. Dá pra ouvir lavando louça, andando na esteira, tomando banho… funciona para qualquer atividade desse tipo.

O podcast é para quem?

Tem podcast para todos os gostos. De verdade. Os temas dos casts são muito variados. Tem sobre notícias, esportes, humor, filmes, musica, etc. Com certeza vai ter um que você vai gostar. De qualquer forma, vou deixar alguns pra você já sair daqui ouvindo:

Per Raps Cast

Programa aqui da casa para quem gosta de um conteúdo sobre Rap, música negra, comportamento, lifestyle e esportes. 

O Lado Negro da Força

O ponto de vista de nerds negros sobre: Quadrinhos, Cinema, Séries, Anime, Mangá e cultura pop. Heróis de rosto africano!

Meteora Podcast

O Meteora é um podcast quinzenal. Diz o que pensa para provocar inspiração e informa para provocar ação. Apresentam temas importantes através de um olhar moderno.

Pretas na Rede

Podcast feito por mulheres negras que se propõe a falar com leveza e certa descontração sobre a vida, o universo e tudo mais.

Podcast, Mano

O Podcast, Mano se propõe a discutir, informar e disseminar conteúdos relacionados ao Hip-Hop. Ainda que seja principalmente um podcast de rap, outros assuntos como cultura pop, cinema e quadrinhos também são pauta das conversas.

Negro da Semana

Quem são as grandes personalidades negras da História? É para responder a esta pergunta que o escritor Alê Garcia criou este podcast.


Esses são apenas alguns exemplos. A podosfera é enorme, cresce cada vez mais, e com certeza vai ter algum programa que você vai gostar. 

Se você tiver alguma dúvida ou recomendação, fale com a gente pelas redes sociais ou mande email para contato@perraps.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 12 =