image

O VMA (Video Music Awards) da MTV já não é mais relevante como um dia foi, mas vez ou outra serve ao menos pra mostrar uma grande apresentação ou nos mostrar uma revelação da música.

Foi o que rolou no último domingo (27), em que o cantor Khalid roubou a cena mostrando seu carisma e sua voz suave, garantindo também o prêmio de Revelação do Ano.

“Estou vivendo meu sonho”. Antes mesmo de seu single “Location” ter virado um hit que ganhou certificado de platina e chegou ao número 16 na lista US Billboard Hot 100, Khalid Robinson, mais conhecido apenas como Khalid (leia Ka-LiiD), jovem cantor de 19 anos do Texas, já vivia a sua versão de céu na Terra.

“Location” foi escrita e gravada pouco antes do artista se formar no ensino médio e tendo em mente um relacionamento recente em que se encontrava, mas que sofria com uma desconexão na vida real – quem nunca já sentiu que estava com a pessoa fisicamente, mas sua cabeça estava a milhas de lá? Essa música foi um jeito de propor uma curtição de verdade, deixando os celulares de lado assim como todas as distrações e detalhes, mas que acabou não dando muito certo.

Veja o clipe de Location.

A música ficou pronta em três horas e foi gravada com amigos e a mãe de Khalid no estúdio. E como prever o sucesso de uma música escrita de um jeito tão despretensioso? “Foi muito louco o que aconteceu depois que gravei a música”, disse em entrevista ao canal ADTV no youtube. 

Produzida por Syk Sense, Tunji Ige e Smash David, a faixa teve um boom de popularidade quando a webcelebrity Kylie Jenner apareceu cantando o som

em sua conta de snapchat. Dali em diante, “Location” virou a preferida de críticos de música e blogs de novidades. O resto é história.

image

Mas nem tudo foram flores na vida de Khalid. Sua mãe, Linda Wolfe, teve dificuldades em aceitar que ele não era mais um adolescente que morava com ela em sua casa ou que tinha se tornado um adulto com sua própria profissão. Carreirista do exército, Linda também cantava e tinha o sonho de ser cantora, mas sempre foi uma mãe sozinha que precisou trabalhar para sustentar a família. 

Ainda assim foi uma das primeiras referências para o filho e futuro dono de um single de platina. “Ela é uma das minhas artistas preferidas de longe”, confessou Khalid no documentário Saved, da revista Fader. Engraçado que o jovem artista chegou a sentir vergonha de cantar na frente da mãe, pois achava que não chegava a seus pés. Sorte a nossa que mudou de ideia.

Mudando de cidade em cidade pelo trabalho da mãe, foi em El Paso, uma cidade no meio do deserto do Texas e distante das grandes cidades do estado, que Khalid se sentiu em casa e fez amigos que o aceitaram desde o primeiro dia. “Você não precisa ter nascido em um lugar pra chamá-lo de lar”, reflete. Foi lá que o cantor começou a ter confiança para escrever suas músicas e finalmente disponibilizá-las pro mundo, encontrando seu primeiro lar no Soundcloud e hoje contando com uma grande gravadora, a RCA Records (que trabalha com artistas como Shakira, Snoop Dogg, Alicia Keys e Bryson Tiller).

Daí nasceu American Teen, primeiro disco de Khalid, que se destaca pela força do single “Location”, obviamente, além de “Young Dumb & Broke“ e a faixa que traz o mesmo nome do álbum, sendo que sua maioria foi escrita pelo próprio artista e trazendo uma visão particular da adolescência, entre amores e dilemas.

Veja Young Dumb & Broke.

Artista do mês na Beats 1 Radio (Apple), Khalid ainda luta para aceitar que agora é um artista e não mais um adolescente vivendo a vida escolar. Apesar de estar no início da carreira, o cantor pop/atl-R&B já ganhou remixes de Lil Wayne e Kehlani do som “Location”, outro de Rae Sremmurd e Lil Yatchy em “Young, Dumb & Broke”, além de já ter feito turnê com Travis Scott e ter trabalhado com o DJ Calvin Harris e o produtor Swizz Beatz.

Se você ainda não se convenceu da qualidade de Khalid, ouça o disco American Teen e mantenha o ouvido atento em suas participações em discos de artistas diversos. Elas só aumentam a cada dia. O garoto já fez barulho e mostrou que ainda fará muito mais em sua carreira. 

image

Khalid
“American Teen”
(Right Hand/RCA)
Ouça American Teen

MAIS:
#perfil Conheça o trabalho de Beni KTT
#perfil Seria o trio londrino Hawk House o novo Fugees?
#perfil Conexão Brasil-Colômbia com Alomia MC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + um =