#Especial1998: Os anos 90 e a moda de rua

O start da cultura de rua e a movimentação do mercado streetwear rolaram simultaneamente à popularização do Hip-Hop nos saudosos anos 80 e 90. Em meio ao caos nova-iorquino, com guerras entre gangues, o principal movimento urbano da época foi peça-chave para fazer o casamento do século: moda e música.

Se vestir bem era fundamental para os criativos bboys, djs, grafiteiros e MCs, que,  do objetivo inicial de se sentirem bem, se posicionavam de maneira política através de suas roupas. Diante disso, temos um cenário duradouro e de qualidade quando se trata do momento mais icônico da cultura urbana.

image

Cena do documentário “Fresh Dressed”| Foto: Reprodução

A música e a moda geradas pelos jovens daqueles dias refletiam o que estava acontecendo. E para retratar essa história e legitimar a revolução que o Hip-Hop causou, criaram o documentário “Fresh Dressed”, que inclusive indico muito. Com depoimentos de grandes nomes da música e fashionistas, e com uso de materiais de arquivo, o filme tenta mostrar a nova energia trazida pelo movimento desde os seus primórdios. E o mais legal: está disponível no Netflix.

Um outro momento dos anos 90 impossível de não mencionar é a série “Fresh Prince of Bel Air” ou “Um Maluco no Pedaço” aqui no Brasil. Assistir às histórias e confusões de Will Smith é um passaporte certeiro para a época mais colorida da moda urbana.

image

Will Smith e Joseph Marcell no seriado televisivo “Um Maluco no Pedaço” | Foto: Divulgação

E no Brasil? Bom, aqui a chegada do movimento não foi instantânea, mas de uma maneira bem gradativa e adaptada para o país. Especificamente em 1984, tivemos a chegada da dança de rua e o surgimento dos b.boyings, poppings e lockings. Não demorou muito para ver pessoas com roupas coloridas, óculos escuros, tênis de cano alto, luvas, bonés e um enorme rádio gravador, o icônico boombox, mostrando os primeiros passos do que se tornaria mais tarde uma cultura bem mais complexa. Mesmo sob forte influência norte-americana, temos nomes brasileiros de peso que fizeram história quando o assunto era moda urbana como Negra Li, Sandra de Sá, Racionais MCs e Thaíde.

Somos seres em constante evolução, mas adoramos revisitar o passado para reescrever o futuro. E assim funciona o  nosso momento atual do streetwear. Brechós cada vez mais em alta, anos 90 ditando moda novamente, tudo isso sempre com uma pitada de tecnologia e futurismo.

LEIA MAIS: