Confira o novo texto e o resumo da última semana (4 a 10 de agosto) do Rap Dates, coluna do Marcílio Gabriel que traz as principais datas dos lançamentos dos discos da história do Rap mundial.

A segunda metade da década de 80 nos guetos dos Estados Unidos estava em explosão com a consolidação da cultura Hip Hop e com o bum de DJs e MCs, festas e lançamentos de discos. Nomes como Grandmaster Flash & The Furious Five, Eric B. & Rakim, Boogie Down Productions, DJ Jazzy Jeff & Fresh Prince e Public Enemy eram alguns dos que figuravam e contribuíam para esse cenário voltado para o entretenimento, política e consciência, mas ao mesmo tempo que essa visão era passada, o barato continuava louco para a população esquecida e criminalizada pelo governo norte-americano. Tráfico, assaltos, assassinatos, racismo, gangues e brutalidade policial estavam dentro de um pacote que se tornou a principal marca dos violentos anos 80. Em Compton, cidade do sul da Califórnia, a realidade não era diferente e baseado em suas vivências e experiências em suas quebradas um grupo de Rap se formou no ano de 1986, essa união se chamou N.W.A. e retratou de forma mais crua o que acontecia em meio à esse período. 

Per Raps NWA Rap Dates

A história do N.W.A. e de seus integrantes originais, Eazy-E, Dr. Dre, Ice Cube, DJ Yella, MC Ren e Arabian Prince, é rica, longa, daria uma super matéria, mas o foco aqui é outro, por isso fica a indicação do filme “Straight Outta Compton” e do documentário “Hip Hop Evolution” para você, leitor, conhecer, entender e se aprofundar mais na trajetória do conjunto.

Compton hoje é uma cidade que tem uma representatividade muito grande com a cultura Hip Hop e muitos a equivalem ao Bronx como o berço do Rap. Obviamente que não há comparações ou reivindicações sobre o que surgiu no condado nova iorquino nos anos 70, mas diria que essa discussão é válida a partir de um determinado período, o ano de 1988, onde o N.W.A. colocou na rua seu primeiro álbum cheio, o Straight Outta Compton. De fato o que foi empregado pelo N.W.A nesse disco era diferente do que vinha rolando com Rap, era algo mais explícito, mais informal politicamente e diretamente mais combativo. Crime, drogas, armas, mulheres – de forma pejorativa, cadeia e polícia, com toda tranquilidade, eram os temas abordados nas letras. Não demorou nada para o N.W.A. ser o primeiro símbolo do Gangsta Rap, sub gênero que influenciaria e se tornaria a característica mais difundida do Rap entre o fim dos anos 80 e por toda a década de 90. O álbum Straight Outta Compton foi o principal disseminador dessa movimentação. “Fuck Tha Police”, “Gangsta Gangsta”, “Express Yourself” e a faixa que dá título ao disco se tornaram hits de sucesso e hoje consideradas clássicas. 

Com o lançamento de “Straight Outta Compton” as vendas renderam dois discos de platina, a 37ª colocação como o álbum mais vendido dos Estados Unidos, um top 10 na parada musical da Billboard americana e uma entrada na lista dos 200 álbuns definitivos no “Rock and Roll Hall of Fame”. Atualmente o disco já soma mais de 3 milhões de cópias vendidas. Houveram alguns relançamentos com o passar dos anos, o primeiro deles foi em 24 de setembro de 2002, totalmente remasterizado e com quatro faixas extras, também rolou uma versão estendida em dezembro de 2007, para comemorar os 20 anos da obra. 

Completando 31 anos no dia 8 de agosto de 2019, assim como o próprio N.W.A é um dos maiores grupos da história o álbum também está nessa prateleira. 

Ouça o disco aqui:


Outros discos que também fizeram aniversário nessa semana foram:

Da Game Is to Be Sold, Not to Be Told, do Snoop Dogg! Lançado em 1998, o terceiro álbum do lendário rapper completou 20 anos.


O Overcast!, do Atmosphere, completou 21 anos na segunda-feira, dia 5 de agosto. Lançado em 1997 é o primeiro álbum do grupo e o único ainda com as vozes do Spawn, que tinha deixado o conjunto antes mesmo do disco ser lançado.


No dia 7 de agosto saiu o Kiss Tha Game Goodbye, do Jadakiss. Lançando em 2001, é o álbum de estreia do rapper de Nova Iorque.


No dia 8, foi a vez do Art Official Intelligence: Mosaic Thump, do De La Soul, aniversariar. Lançado em 2000 é o quinto álbum do trio e contou com participações de nomes como Redman, Beastie Boys, Busta Rhymes, Xzibit e Chaka Khan.


Dia 8 também foi de celebrar a idade do Watch The Throne, o disco lançado em parceria por Jay Z e Kanye West. Nas ruas desde 2011, o trampo completou 8 anos.


Pra fechar os destaques da semana, no dia 9 foi a vez do 6 Feet Deep, do clássico e monstruoso grupo Gravediggaz. Lançado em 1994, o álbum completou 25 anos.


Logo menos estarei de volta aqui para falar de mais álbuns e suas datas, eu gosto de fazer isso e espero que você que está lendo esteja curtindo também. 

Leia o texto anterior dessa coluna aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 19 =