O rap é notícia,  primeira edição

Já não é de hoje que o rap virou notícia. Se antes você tinha seus sites favoritos ou os perfis de redes sociais mais quentes para saber sobre shows, a repercussão do disco novo do seu MC favorito ou no que anda trabalhando aquele beatmaker que só faz beat bom, hoje temos, além dessas notícias, as que são publicadas na chamada grande mídia (tv, rádio, grandes sites etc).

Pensando em facilitar a sua vida e te deixar por dentro de tudo, reunimos alguns dos principais fatos da última semana resumidos para você não ficar por fora. Além da notícias, nossos comentários – que no começo podem aparecer tímidos, mas prometem ficar mais interessantes.

Nos próximos posts, caso queira dar um toque pra gente sobre algo que rolou e vale nota, é só nos acionar pelo Twitter no @per_raps que a gente corre atrás.

image

Segunda-feira (17)

No primeiro dia da semana, o destaque rap nas notícias foi o ótimo desempenho nas bilheterias de “Straight Outta Compton”, filme mais que aguardado por quem curte rap, já que retrata a história do lendário grupo ‘mais perigoso do mundo’, N.W.A (Niggaz Wit Attitudes ou Negros com atitude).

Formado por Eazy E, Dr. Dre, Ice Cube, DJ Yella, MC Ren e Arabian Prince, o grupo é uma das grandes referências do rap mundial e, na telona, tem sua história recontada desde seu surgimento, na Califórnia, em meados dos anos 1980.

Arrecadando U$ 56,1 milhões na semana de estreia, a produção desbancou “Missão Impossível – Nação Secreta”, que até então estava em primeiro lugar, e ficou a frente de “Quarteto Fantástico“, “Homem-Formiga“ e “Férias Frustradas”.

Falando em Straight Outta Compton, o álbum lançado como trilha sonora do filme marca o retorno de Dr. Dre e é um disco que você simplesmente não pode ficar sem ouvir! Em breve voltaremos a falar dele.

Agora é ver o trailer e passar vontade esperando a estreia por aqui.


Terça-feira (18)

Emicida foi destaque no portal Divirta-se, do jornal Uai, de Minas Gerais, com foco no lançamento de seu novo disco ‘Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa’. Entre os pontos levantados pela publicação, o foco na exposição do racismo e o apartheid social, assim como a celebração das riquezas culturais da África, o papel do rap feito no Brasil as participações de outros artistas, a defesa ideológica do ‘mau português’ ou o português usado nas ruas, finalizando com a parceria Laboratório Fantasma e a gravadora Sony.

Leia:
http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/musica/2015/08/18/noticia_musica,170746/emicida-lanca-seu-segundo-album-solo-e-aborda-questao-racial.shtml

Quarta-feira (19)

site Brasil 247 repercutiu a breve entrevista do cantor e rapper Flávio Renegado à coluna da jornalista Mônica Bérgamo sobre

o ~polêmico~

verso apresentado  no programa global Criança Esperança. Em sua fala, o mineiro explica o sentido da rima “Mundo Moderno”, ressaltando o ódio visto nas ruas nos último tempos, usando como exemplos a “menina (que) sai de um culto de candomblé e toma uma pedrada” e “homossexuais são assassinados e espancados”.

A letra polêmica estará presente em seu novo disco, Relatos de um Conflito Particular.

A história ganhou proporção e o palatino-mor dos direitos dos conservadores, a quem nem vale citar o nome ou deixar um link, garantiu em sua coluna um ataque direto ao rapper sobre dinheiro recebido do Ministério da Cultura ‘petista’ e descrevendo a letra de Renegado como algo de uma ‘pobreza boçal’.

Bom, se o rap não andava combativo e mais pra lá que pra cá, é nesses momentos que vemos que continuamos vivos. Salve, Renegado!

Assista ao vídeo e acompanhe a letra:

Quinta-feira (20)

image

Karol Conká segue brilhando além das margens do rap, dessa vez participando do tecnobrega da Banda Uó, intitulada Dá1LIKE.

Aqui o lyric video:


Sexta-feira (21)

Duas novidades:

A primeira é o lançamento da faixa “Galardão”, do rapper pernambucano Zum, que traz a participação dos rappers Pat Jazz, Ge Oman e Yannick Neves.

Esse é o sexto lançamento que antecede o disco “Eu Respiro Isso”. O curioso e mais bonito é o significado da palavra galardão, ‘recompensa por algo que se faz’.

image

Ouça:
https://soundcloud.com/zum-oficial/zum-galardao-part-ge-oman-pat-jazz-yannick-neves-single-2015

Leia:
http://diariosp.com.br/blog/detalhe/30452/rapper-zum-lanca-galardao-com-pegada-africana

image

E em um novo quadro do jornal SPTV, da Globo, Rincon Sapiência e Rico Dalasam são destaques entre os novos nomes da música paulistana na série Som SP. Além do vídeo com a matéria, uma breve entrevista com cada um dos MCs está disponível junto de suas agendas de shows.

Clique, veja o vídeo e leia as entrevistas:
http://g1.globo.com/sao-paulo/musica/noticia/2015/08/rincon-sapiencia-e-rico-dalasam-inauguram-com-rap-serie-som-sp.html

image


Sábado (22)

O jornal ElPaís traz destaque para o novo disco de Emicida, recebendo em troca uma das mais interessantes entrevistas do MC. Nele, um balanço de sua recém alcançada primeira década de carreira e muitas reflexões. 

Entre elas, uma ideia que vale para todos, sobre o tempo e o imediatismo: 

“Vencedor é o que consegue tapar os barulhos de fora e ouvir os barulhos de dentro, em todos os tempos, entendeu?”

Depois, sobre a vida: 

“Você viver com uma criança lava seus olhos. Você vê o mundo de verdade" 

Mas elas seguem e mostram toda a maturidade adquirida ao longo dos recém-completados 30 anos. 

A cada dia mais sábio, Emicida ainda cita reflexões baseadas em leituras da escritora Chimamanda Adichie, entrevistas do astrofísico Neil deGrasse e de ensinamentos de Nelson Mandela.

Leia na íntegra:
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/20/cultura/1440102389_380255.html

Esquecemos de algum fato? Mande sua sugestão pelo Twitter: @per_raps