O domingo foi marcado pelo BET Awards, simplesmente o maior prêmio da cultura negra norte-americana. Apesar de ser um evento que rola na tv, ontem a tecnologia ajudou muito, e assim que rolava um grande discurso ou uma grande apresentação, o vídeo já estava online no site do prêmio.
E a noite foi recheada de acontecimentos, entre eles homenagens, discursos acalorados sobre apropriação cultural, grandes encontros no palco e muita celebração. Por isso reunimos 3 grandes momentos que você definitivamente deveria ter visto, mas se perdeu, cá estamos nós para te ajudar.
Vai vendo.
3.
O discurso do ator e ativista Jesse Williams
Conhecido principalmente pleo trabalho na série de Shonda Rhimes, Grey’s Anatomy, o ator Jesse Williams tem lutado há muito tempo por igualdade racial. Esteve presente no movimento Black Lives Matter e antes disso participou de debates e entrevistas sobre o negro na sociedade americana, utilizando todo o espaço que um negro de pele clara consegue em relação aos de pele escura.
No BET Awards venceu o prêmio Humanitarian Awards pelo trabalho de conscientização que vem fazendo ao longo dos anos e roubou a cena com um discurso dos mais impactantes vistos nas últimas premiações americanas. Jesse dedicou o prêmio às mulheres negras, às vítimas da brutalidade policial que marcou Eric Garner, Tamir Rice, Rekia Boyd,Sandra Bland e Darrien Hunt e puxou a orelha de quem enriquece e se preocupa mais em estampar marcas comerciais, esquecendo ou ignorando as marcas deixadas para sempre na comunidade negra há tantos anos. Uma verdadeira aula.
2.
As diversas homenagens prestadas ao astro pop, Prince
As homenagens foram de todos os tamanhos e gostos, mas duas saltaram aos olhos. A primeira reuniu a cantora gospel Jennifer Hudson, o mestre Stevie Wonder e a novata Tori Kelly. Quem roubou a cena foi a força vocal carregada de gospel que transformou a premiação em um culto em celebração a vida de Prince.
Outra grande apresentação foi a que juntou The Roots, Erykah Badu e o cantor Bilal (conhecido por seu trabalho solo e como compositor e produtor). Além de marcante, nos fez relembrar das extravagantes apresentações de Prince com uma entrega de Bilal, que terminou a música no chão, quase sem camisa e fôlego. Incrível!
ASSISTA: http://www.bet.com/video/betawards/2016/performances/the-roots-erykah-badu-bilal-prince-tribute.html (The Roots com Erykah Badu e Bilal)
ASSISTA: http://www.bet.com/video/betawards/2016/performances/stevie-wonder-tori-kelly-jennifer-hudson-prince-tribute.html (J Hud, Tori Kelly e Stevie Wonder)
1. A apresentação de Beyoncé e Kendrick Lamar
Se o BET trouxesse apenas Beyoncé tocando qualquer música do disco Lemonade, já teríamos 16 toneladas no palco. Não contentes, trouxeram Bey e Kendrick Lamar cantando “Freedom”, com direito a espelho d´água no palco, dançarinas e uma interação de tirar o fôlego entre a cantora e o rapper.
Se você é do time a apresentação do SuperBowl (que Beyoncé cantou “Formation”) é a melhor e nunca será superada, pare, assista esse vídeo e pense de novo. E de novo.
ASSISTA: http://www.bet.com/video/betawards/2016/performances/beyonce-kendrick-lamar-freedom.html
Jesse Williams, o BET Awards 2016 e o poder do discurso com conteúdo
#clipe Se a coisa tá preta, a coisa tá é bem boa!
Especial Consciência Negra: Faça a Coisa Certa