Dizem que no Brasil o ano só começa de verdade depois do carnaval. Seja isso verdade ou não, o que importa é que quem tinha que descansar na folga de fim de ano já descansou, quem tinha que sambar também já sambou e agora voltamos à programação normal.

Como você já sabe, aqui o assunto principal é rap (e o universo da cultura hip-hop e negra, tendo espaço para moda, comportamento, política e assuntos gerais), então trouxemos uma lista de novidades musicais quentes da gringa. E não ficamos só no rap, não. Tem R&B também, eletrônico experimental e muito mais.

BJ The Chicago Kid ft. Kendrick Lamar

Já falamos desse jovem cantor aqui, mas o fato é que ele lançou um novo disco repleto de músicas potentes. Entre os lançamentos, destacamos uma slow jam, “The New Cupid”, que por si só já salta aos ouvidos, mas ainda traz Kendrick Lamar rimando suave, fazendo seus versos dançarem com a melodia. Atenção ao sample, pois dependendo de suas influências musicais, pode ser que você reconheça de cara. Se não reconheceu, a gente conta: Raphael Saadiq. A música faz parte do disco In My Mind, que está disponível para streaming e será lançado oficialmente dia 19 de fevereiro.

(A música teve o bpm alterado, ouça a versão original e o disco In My Mind completo aqui)

Big Pooh ft. Blu, “Grass Ain’t Green”

Juntar Big Pooh (Little Brother) e Blu numa mesma track já é motivo suficiente para ganhar nosso destaque. Com produção de Nottz, que trabalhou recentemente no álbum Indie 500 de Talib Kweli e 9th Wonder, além de Mac Miller e Royce Da 5’9”,  o beat tem um quê old school com bateria marcante, vocal em loop e um barulhinho de LP rodando ao fundo.

Flying Lotus, “R2 Where R U?”

Imagine juntar produtores talentosos em um mesmo disco em um projeto Star Wars Headspace, que assim como o nome diz, faz referência aos filmes do diretor George Lucas. FlyLo usa samples dos barulhos (efeitos) que o robô R2D2 faz para construir o beat, que se baseia na última aventura intergalática da série, “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, que ganhou ainda mais destaque por trazer um ator negro e uma mulher nos papéis principais. A faixa ganhou inclusive um clipe, que ajuda no mergulho tecnológico que a música propõe música. O projeto de autoria da Apple’s Beats 1 é coordenado pelo lendário Rick Rubin e traz 15 faixas de artistas diversos, incluíndo A-Trak e Shlohmo.

Alessia Cara, “Here” (remix)

Não foi preciso esperar o lançamento de um disco para ver o talento de Alessia Cara. Em seu primeiro single, “Here”, que fala de alguém antissocial que não curte festas, a cantora canadense de 19 anos alcançou as paradas da Billboard e lá está fazem pelo menos 6 meses. Em sua música, Cara bebe do rap, do jazz e do soul e fala de empoderamento feminino, sua vida como adolescente, beleza e outros temas. Nesse remix, Cara se junta ao jovem Logic, que encarou a tarefa de acrescentar seus versos a uma faixa de grande repercussão. O rapper também tem moral e foi selecionado para a famosa classe de novatos da revista XXL no ano de 2013.

Não deixe de ouvir o disco de Alessia Cara, Know-it-All.

Tinashe, “Ride Of Your Life”

Apesar de seus 23 anos, Tinashe já é relativamente conhecida pelo público. Depois de iniciar a carreira como atriz e participar de um grupo de cantoras, seguiu para uma carreira solo que resultou no lançamento do disco Aquarius, muito bem recebido pela crítica. Enquanto a cantora trabalha em seu segundo disco, Joyride, os singles vão surgindo: primeiro veio “Player”, junto do cantor Chris Brown, e agora “Ride Of Your Life”.

Além dos vocais de Tinashe, o som se destaca pela produção de Metro Boomin, produtor de St. Louis que tem se destacado pelos beats recentes para o rapper Future. Aliás, vale ficar de olho no produtor de 22 anos, que já trabalhou com Gucci Mane, Young Thug e Curren$y.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − três =