Estreia da coluna e resumão Rap Dates – De 21 à 27 de julho

Conheci o Eduardo Ribas em 2008, na coletiva de imprensa do disco “Rotação 33”, do DJ KL Jay, que rolou na Galeria Metrópole, centrão velho de SP. Meses mais tarde organizei o primeiro evento do Programa Freestyle, uma festa com shows dos grupos Contra Fluxo, Elo da Corrente e Savave, grupo da cidade de Curitiba formado por Nave Beats e Thiago Pródigo, que se apresentava pela primeira vez na capital paulista, ainda rolou o show do Doncesão, subindo no palco pela primeira vez na carreira. Com a realização do evento fui apresentado ao Daniel Cunha, um dos fundadores do Per Raps juntamente com o Eduardo, e a cobertura do show foi feita pela dupla, resultando em uma matéria espetacular para o, na época, blog. A partir daí a proximidade entre Freestyle e Per Raps se tornou maior e rolaram parceiras com organizações de outros eventos, participação em programas, troca de colaborações em conteúdos, futebol de fim de semana e a boa e velha resenha que dura mais de 10 anos. 

Nesta nova fase do Per Raps fui convidado novamente para participar e chego junto com uma coluna semanal em parceria com o RapDates BR, um perfil do Instagram que pauta e escreve sobre datas dos lançamentos dos principais discos da história do Rap mundial, o “BR” é por escrever sobre discos gringos em português e agora trarei esse conteúdo também para as abas do site mostrando um resumão do que rolou na semana. Bóra!!!

Fine Malt Lyrics, do House of Pain

Na segunda-feira, 21 de julho, o disco “Fine Malt Lyrics”, do House of Pain, completou 27 anos. Lançado em 1992, é o álbum de estreia do grupo americano, classificado pelos próprios integrantes como Hardcore Hip Hop. O disco saiu pela gravadora Tommy Boy Records.

Funcrusher Plus, do Company Flow

Na terça-feira, dia 22 de julho, foi a vez do álbum “Funcrusher Plus”, do Company Flow, fazer aniversário. Lançado em 1997, também é o primeiro disco do grupo norte americano. Lançado pela Rawkus Records, a obra completou 22 anos.

Homebase, DJ Jazzy Jeff & Fresh Prince

Outro álbum também apresentado num dia 22 de julho foi o “Homebase” da clássica dupla da Philadelphia DJ Jazzy Jeff & Fresh Prince (Will Smith). Lançado em 1991, é o quarto disco do duo e completou na terça-feira seus 28 anos.

Take A Look Around, do Masta Ace

Na quarta-feira, dia 24, o disco “Take A Look Around”, do Masta Ace, completou 29 anos! Lançado em 1990, é o primeiro álbum solo do rapper do Brooklyn, também conhecido por largar umas trilhas sonoras no jogo “Grand Theft Auto”, o simpático GTA.

E. 1999 Eternal, Bone Thugs-N-Harmony

Na quinta-feira, dia 25, o super clássico “E. 1999 Eternal”, Bone Thugs-N-Harmony, completou 24 anos! Lançado em 1995, é o segundo álbum do grupo e um dos expoentes do Gangsta Rap nos anos 90. Sem dúvida alguma é o principal trampo do Bone, além de ser o mais vendido, emplacou hits como “Tha Crossroads” e “1st of tha Month”, essa tocou muito, rachou várias caixas em todas as quebradas nos anos 90 e voltou recentemente aos fones de geral por conta de Steph Curry, o jogador do Golden State Warriors fazia questão de realizar seus treinamentos e aquecimento individual ouvindo essa música em alto e bom som no sistema do circuito principal de áudio da Oracle Arena na última série das finais da NBA contra o Toronto Raptors. Meu destaque fica para a faixa “Mo’murda” outro clássico eterno, assim como o disco e seu título.

Paul’s Boutique, dos Beastie Boys

Outro que fez anos na quinta-feira, 25, foi o “Paul’s Boutique” dos Beastie Boys! Lançado em 1989, é o segundo álbum do trio nova iorquino – que tristemente deixou de ser um trio com o falecimento de Adam Yauch, o MCA, em 2012 e consequentemente ocasionou no fim do grupo. São 30 anos de “Paul’s Boutique”, 30 anos de um clássico!  

Follow The Leader, Eric B. & Rakim

Na sexta-feira, 26, o disco “Follow The Leader” da dupla Eric B. & Rakim, completou 31 anos. Lançado em 1988, é o segundo álbum de um dos duos mais importantes para o desenvolvimento da cultura Hip Hop no mundo.

Represent, do Fat Joe da Gangsta

Sábadão, 27, Fat Joe comemorou o aniversário do seu primeiro álbum solo, o “Represent”. Lançado em 1993, na época o rapper era conhecido como Fat Joe Da Gangsta, depois ele tirou, ficou bem melhor, mais curto… Parabéns Fat Joe pelos 26 anos do disco.


Esse foi o resumão Rap Dates BR dessa semana, na próxima estarei de volta com mais e aproveito para pedir para você ir no perfil do @rapdatesbr no Instagram, dar aquela moral pro Marcílhão e acompanhar os posts por lá também!