image

-por Eduardo Ribas

Talvez o Brasil ainda não possa dizer que possui uma cena R&B para chamar de sua, mas definitivamente sempre contou com grandes nomes que ​honravam ou ao menos ​flertaram com o estilo. Hoje em dia não é diferente, e novos nomes têm surgido com a força que o gênero precisa para se firmar.

Nesse cenário, um dos destaques é a cantora Tatiana Bispo, que para muitos pareceu ter surgido com o projeto Rimas & Melodias, mas já possui ​a​ carreira solo​ com três singles lançados e produzidos por Filiph Neo (Slim Rimografia/5 Pra 1)​.

Nesta quinta-feira, Tatiana lança o clipe de um novo single, “Eu Preciso Ir”, que fala de um fim de relacionamento e uma pessoa que quer se reencontrar. “Eu realmente precisava me despedir de uma situação e pessoa que não estava mais somando em nenhum sentido”, explica.

O clipe parece ter encontrado o local perfeito para ser gravado, uma fábrica abandonada, pixada e grafittada, na Zona Norte de São Paulo. “Conversei com o diretor do vídeo, o Thiago Santino, e ele me mostrou algumas fotos dessa fábrica abandonada na ZN (zona norte). Achei o máximo. Exatamente o que eu estava querendo”, conta a cantora.

Influenciada por nomes como The Internet, Kelela, Oshun e Badu (principalmente), Tati viu sua relação com a música começar lá atrás, misturando sua história com a de seu pai, baterista profissional, que vivia organizando ensaios em casa, com músicos entrando e saindo a todo momento. Se o assunto em casa é sempre música, fica difícil fugir dessa influência. “Aquele era o mundo que eu admirava e quis estar nele também”, lembra.

Durante sua trajetória, Tatiana Bispo foi moldando sua identidade musical, e só quando a sentiu bem definida é que resolveu expor seu trabalho. De cara, iniciou uma parceria com o produtor Filiph Neo e daí nasceram “Me Entreguei”, “Deixa a Música Falar”, que tem clipe e conta com a presença do rapper Dee, e “Asas, que traz a participação de sua companheira de Rimas & Melodias, AltNiss.

Aliás, Tati é uma das idealizadoras do projeto junto da DJ Mayra e recentemente colheu os louros do belo trabalho criado com Tássia Reis, Drik Barbosa, Stefanie, Karol de Souza e AltNiss.

O primeiro vídeo publicado na fan page do grupo, que​ mostra todas as artistas em um cypher no beat "Flute Hop”, do produtor 9th Wonder, alcançou números de causar inveja à qualquer grande artista nacional: foram mais de 200 mil visualizações e milhares de likes, compartilhamentos e comentários.

A resposta do público foi tão positiva quanto o desempenho do vídeo nos dois primeiros shows do grupo, primeiro ​lotando a Casa Brasilis e depois recebendo elogios do tipo “foi o melhor show que já vimos aqui” ​na Clash Club.

Apesar do barulho ter ido além do que Tati esperava, a semente já havia sido plantada há tempos. “Eu já conhecia todas as meninas dos corres que a gente faz por aí. Quando tive a ideia de fazer esse projeto, pensei nesses nomes porque era com quem eu estava em maior contato na época e também porque me identifico muito com todas, musicalmente falando. Comecei compartilhando a ideia com a DJ Mayra que além de ter topado, ajudou a correr com todo o resto”.

A química do grupo, que chama a atenção, não tem fórmula mágica: vem da admiração mútua, do respeito e da voz ativa de todas as integrantes. “Quando a gente vai se apresentar, a gente coloca pra fora toda essa energia boa. Cada uma delas me inspira, não só por serem as artistas que são, mas pela história de vida de cada uma. Tudo guerreira!”, se emociona a cantora.

O projeto Rimas & Melodias segue, assim como a carreira individual de cada integrante, incluíndo Tatiana Bispo. Apesar da experiência, lançar uma música nova sempre é um desafio. “A sensação é sempre a mesma: ansiedade com nervosismo com alegria com ‘​espero que gostem​’​(risos)”. Seus próximos planos são apresentações solo, além de novos singles e clipes, que deverão ser lançados ao longo do segundo semestre.

ASSISTA O CLIPE:

*Foto: Ricardo Duran

MAIS:
Novidade: Conheça o som de Mahmundi
Emicida lança o clipe da música “Mãe”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =