Aposta PerRaps: F.Stokes

Pense num MC que não curte falar da realidade gangsta que a maior parte do rap norte-americano retrata nas letras. Esse é Rodney Lucas aka F.Stokes que, apesar da infância difícil, inclusive vivendo em abrigos e lutando contra a pobreza na maior parte do tempo, prefere pensar no impacto que sua obra pode ter na vida de outras pessoas do que rimar sobre carros, joias e rolês com modelos.

F.Stokes começou seu corre como muitos MC’s daqui, levando organizador de festa na lábia para conseguir 4, 5 minutos no palco e tentar mostrar seu trabalho pra uma plateia.“Eu deixaria tudo que eu tenho agora pra entrar numa turnê em que eu não recebesse grana alguma. E ponto”, disse o MC em uma de suas primeiras entrevistas. Nesse corre, já tocou com Ghostface Killah, Fashawn e Twista.

Vindo de Chi-Town, terra de Common, Chali 2na e Lupe Fiasco, F.Stokes é honesto em suas letras e em seus objetivos: mostrar sua arte, mesmo que de graça. No palco, sua apresentação é cheia de energia e regada a boas doses de slam poetry. Um bom exemplo disso? O clipe do som “Soul Clap”
Apresentações e similaridade com MC’s do Brasil a parte, voltemos à música. Apesar de ser um artista meio rapper, meio punk, destacamos uma de suas últimas músicas de trabalho, “My Small Town in The USA”. O som, que faz parte de seu último EP Love, Always, fala de sua cidade, que não é Nova Iorque e nem é Los Angeles, é simples, com pessoas simples, onde o MC faz suas coisas corriqueiras. O som não só promete servir de trilha para pessoas que não moram nas metrópolis, como também para aqueles que já se cansaram da ostentação do rap.

Curiosidade: F.Stokes já trabalhou de porteiro e lavador de pratos. Hoje, vive seu sonho.

Confira as apostas de 2013
Gavlyn