Aposta Per Raps: Childish Gambino

Para te deixar por dentro do que ainda não está fazendo barulho por aqui (quando o assunto é rap), mas que já se destaca nos Estados Unidos e em cantos da Europa, o Per Raps te trará uma lista com cinco nomes que você DEVE prestar atenção em 2013.

Mas um aviso: Destacaremos o melhor de cada nome, o resto é contigo!

Preparado? Então conheça:

Childish Gambino

Donald Glover, a.k.a. Childish Gambino, já tem quatro álbuns e duas mixtapes na praça, mas chegou aos nossos ouvidos por dica do parceiro Oga Mendonça. O californiano de 28 anos, além de MC, é ator, escritor e comediante, tanto que participou das séries Community e 30 Rock, interpretando e escrevendo roteiros.

Seu último álbum, Camp, que conta como sua estreia oficial, bebe muito da fonte Weezy-Drizzy, misturando rima e canto, mas traz um quê próprio de experiências de vida e forma de lidar com assuntos sérios utilizando sua ironia da comédia, que agrada (ou poderá te irritar bastante), regados a beats ‘pra frentex’.

Gambino tem o perfil dessa nova geração de rappers que vêm de uma estrutura familiar mais equilibrada, que tiveram contato com a pobreza, mas estavam mais próximos a classe média e a chance de cursar uma faculdade. Daí surgem outros dilemas, do tipo “único negro na faculdade”, negro-boy, black nerd etc, e espaço para muitos versos sobre relacionamentos a la 808’s, de Kanye West.

Na gringa, há quem ame e quem odeie o MC; críticas a sua qualidade como rapper e suas rimas non-sense são as mais corriqueiras, mas pessoas que se identificam com o que Donald Glover diz, admiram seu humor-stand-up-comedy-americano nas letras e seu estilo “falo mermo”.

Curiosidade: Sabe de onde vem o nome Childish Gambino? De um daqueles geradores de nomes de rappers. No caso, um do Wu-Tang Clan!

Confira as apostas de 2013
F.Stokes