10 artistas do R&B nacional que você precisa conhecer

Com o crescimento do gênero musical rap no Brasil, vemos também alguns outros estilos da música negra ganhando cada vez mais espaço, como é o caso do rhythm and blues ou apenas R&B. Uma curiosidade, pouco conhecida, é que o termo R&B foi criado por Jerry Wexler, redator da revista Billboard. Até então, a expressão rhythm and blues era usada para se referir a qualquer música popular afro-americana. 

Assim como o rap, desde seu surgimento na década de 1940, o R&B mudou muito com o passar dos anos e hoje vemos um R&B mais contemporâneo. Tendo um estilo de produção eletrônico, riffs de guitarra, e a utilização de solos de saxofone, que dão um toque de jazz que era muito presente em canções de R&B em meados de 1993 e claro, batidas inspiradas no rap.

Atualmente, seja aqui ou na gringa, é comum cantoras e cantores de R&B fazendo colaborações com grandes rappers, popularizando ainda mais o estilo musical e os artistas.

À convite do Per Raps e inspirada por essas parcerias, compartilho uma lista com alguns dos artistas de R&B que não saem dos meus fones. Confira:

Isis Orbelli

Uma das grandes revelações do R&B nacional, Isis lançou recentemente o single “Sentidos” com produção de Vinni OG Beats.

Em ”Sentidos” a cantora usa e abusa de sua sensualidade e de uma forma doce, a cada verso, nos deixa apaixonados por sua voz e pela canção. Além disso, Isis postou nas últimas semanas, alguns stories fazendo dobras para o rapper CHS, do selo Bloco 7.

Tatiana

Integrante do grupo de rap, R&B e neo soul, Rimas e Melodias, Tatiana tem uma das vozes mais doces que você vai ouvir. Esse ano a cantora lançou o EP Tatiana, seu primeiro trabalho solo. Com cinco faixas, no EP, Tatiana desabafa e fala sobre suas vivências e relacionamentos.

Alt Niss

Artista da gravadora Boogie Naipe, Alt Niss é um dos nomes mais expressivos do R&B brasileiro.

Integrante do grupo Rimas & Melodias, seu primeiro EP “A Linha Tênue” é uma das obras mais incríveis da atualidade, com uma sonoridade que nos faz viajar diretamente para os anos 1990. Seu último lançamento foi “Imensidão”, com participação de Budah.

Wesley Camilo

O paulista Wesley Camilo, já participou da produção de músicas para monstros do rap, como RZO e Criolo.

Em 2017, Wesley mostrou mais uma vez seu talento e potencial com o EP “Minhas Verdades”, trazendo participações de Rashid, Coruja BC1 e Sorry Drummer. Em junho deste ano, o cantor lançou a faixa “Espaço”.

Budah


Quando se pensa em R&B nacional, é impossível não lembrar da capixaba Budah. A cantora coleciona feats com nomes como Cristal, Alt Niss, Yunk Vino, Chris MC, MC Cabelinho e a lista não para de crescer. Seu último trabalho solo é “Terra de Buda”, que tem um videoclipe impecável, assim como o som.

Aya


Cantando profissionalmente desde há seis anos. Em 2017 participou do The Voice Brasil, chegando até a quinta fase do programa.

Além disso, a cantora também figura como vocalista e backing vocal ao lado de grandes nomes do rap nacional, como Rashid. Seu trabalho mais recente é o single “A Verdade”.

YOÚN

youn-per-raps
Foto: Marcos Oyama

O duo Yoún, formado pelos cariocas da Baixada Fluminense Alisson Jazz e Gian Pedro, traz para suas músicas diferentes sonoridades, indo do jazz aos ritmos urbanos do Rio Janeiro.

Artistas independentes e apaixonados pela arte, desde 2017 eles se apresentam entre as estações de Nova Iguaçu e Central do Brasil. Seu último trabalho é o single “Se foi”, mas vale apena dar aquela maratonada nos conteúdos do canal da dupla.

Fabriccio

fabriccio-per-raps
Foto: Pedro Gomes

Cantor, compositor e produtor musical Fabriccio traz em suas letras uma riqueza de detalhes, com arranjos que valorizam ainda mais a criatividade das suas linhas.

E quando o assunto é fazer aquele feat que vai conquistar o público ele é o nome certo. Duvida? Então coloca para tocar “Eu + Vc”, de Tássia Reis ao lado do capixaba. Não deixe de escutar “Blues”, faixa lançada no início deste mês.

1LUM3

1lum3-per-raps
Foto: youknowmyface


Luiza Soares, mais conhecida como 1LUM3 é dona de uma voz marcante, roubando a cena nas colaborações em que aparece. Lembra de “Me Desculpa Jay-Z”, do Baco Exu do Blues? Certeza então que se lembra da voz dela.

Em 2019 a cantora soltou seu álbum de estreia, intitulado Antinomia, que traz sonoridades que vão R&B ao eletrônico experimental. No início do mês de outubro, 1LUM3 lançou a faixa “Excesso”.

Muse Maya

muse-maya-per-raps
Foto: Arquivo pessoal

A cantora e compositora Muse Maya, que também é atriz e modelo, apareceu para o grande o público no single “Ela é gostosa pra caralho”, de Baco Exu do Blues.

Escutar Maya é tão bom, que duvido você não pedir bis. Ela gosta de experimentar, e em suas música mistura pop e R&B. Toda essa experimentação ficou explícita na faixa “Bem Veloz”.

Curtiu a lista? Quais nomes você incluiria nessa seleção?