Rap é arte e um MC não deixa de ser um personagem, seja reflexo do ponto de vista de uma pessoa, fruto de uma mistura de influências musicais e de vivência ou um papel, que um ator encararia nos palcos da vida. E desse conceito surgiu Solo Damant, MC e produtor vivido pelo porto-alegrense Thiago Pereira Gautério.
Após impressionar com seus beats sofisticados e storytelling com singles compilados em Muito Obrigado (2009), Solo Damant retorna a cena em parceria com o MC de Rio Claro (SP), Diogo Comum, agora formando o Alta Vista.
Aliás, uma das faixas de Solo Damant, “Roberto e Roberta” fez inclusive parte da Coletânea Per Raps/Hip Hop Digital volume 01, lançada no final de 2010 junto da série de camisetas da Muro BR com ilustrações do também MC e diretor de arte, Oga Mendonça.
O primeiro single, “Ciclos”, chega com sopros, pianos e bateria jazzística, que caminham de mãos dadas aos graves para segurar todo o peso da dupla. E como qualquer base de Thiago Gautério, que passa longe de uma simples batida, o belo instrumental abre espaço para que os MC’s soltem a voz.
“Ciclos” foi gravada no estúdio do próprio Solo Damant, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), e a fotografia ficou por conta de Filipe Zapelin. A faixa é assina pelo produtor alemão Marmontel Zancannaro, que investe no talendo do duo trazendo os retoques finais à faixa.
Ouça em: