Em setembro de 2019, a Netflix lançou a terceira temporada da série “Top Boy” (a primeira temporada foi ao ar em 2011), trazendo como produtores Tina Pawlik, David Harwood, Scott Bassett, e nada mais nada menos do que o rapper canadense e astro mundial Drake

“A terceira temporada começa quando Dushane (Ashley Walters) retorna do exílio para sua casa em Londres para recuperar seu trono no altamente lucrativo mercado de drogas. Ele se une a Sully (Kane “Kano” Robinson), seu irmão espiritual, parceiro e, por vezes, rival que também está retornando às mesmas ruas depois que sua própria forma de exílio — a prisão — chega ao fim. Esperando por ambos, está Jamie, o jovem, faminto e implacável líder de gangue cujas ambições não deixam lugar para Dushane e Sully.”

— Sinopse de “Top Boy” pelo site “Filmow”.

A participação de Drake em “Top Boy” 

Top Boy só teve sua volta e ascensão em 2019 na terceira temporada graças ao Drake. Fã das duas primeiras temporadas da série e muito interligado com Londres por admirar o gênero grime (inclusive trazendo uma colaboração com Skepta em seu álbum “More Life”, de 2017), o rapper se sentiu triste ao saber que a série teria seu cancelamento antes da terceira temporada, e, como pode se esperar de um artista tão poderoso, ele a fez acontecer. Drizzy afirma que não pretendeu executar a serie sob sua produção de um jeito diferente, ele apenas queria que ela continuasse naturalmente.

O ator Ashley Walters, que interpreta “Dushane Hill”, protagonista de Top Boy, ficou espantado com o ocorrido. “A próxima coisa que fiquei sabendo era que estaríamos sentados em uma sala com a Netflix. E aqui estamos.”, disse o ator à Radio 1 Newsbeat, quando a serie retornou.

Ashley Walters (Dushane) à esquerda, e Drake à direita.

A lealdade, a pressão e o amor à família na trama

A série, em um primeiro momento, pode parecer relatar apenas a criminalidade e a ambição de jovens aspirantes a chefes do crime e de veteranos em busca da retomada do trono, mas, em uma visão mais aprofundada, Top Boy retrata uma linha tênue entre vários aspectos muito “sentimentais”, como o amor da família, questões sociais, preconceitos e a pressão que os jovens de periferia sofrem ao terem que escolher entre um futuro incerto vindo de um caminho demorado, porém legal (a escola, por exemplo), e um atalho que pode os levar ao estrelato rapidamente, ou ao fim de suas vidas sociais: o crime. 

Além de tudo, um dos pontos fortes da trama é o amor incondicional pela família. Sem dar spoilers, podemos afirmar que o amor pela família de sangue é um dos fatores que transformam Top Boy em uma produção digna de emoção, provando a força de vontade de alguns personagens em ver sua família prosperando, mesmo atuando do lado contrário da lei, sendo o carro-chefe nas finanças, matando e morrendo por isso.

Isso poderia ser considerado um clichê, mas os personagens da serie são muito cativantes e possuem histórias diferentes que terminam no mesmo meio: as ruas de Londres, o que faz o espectador ficar eufórico e preocupado com o destino de todos, pois, realmente, a série em si, é uma corrida pelo topo. 

O lado sombrio das ruas, preocupações, traições, laços de sangue e de amizade, retaliação, amor, sede de vitória, ambições e o desejo de melhoria financeira: é esse o mundo que envolve Top Boy. Com um belo roteiro, atores que cumprem seus papeis espetacularmente e conseguem fazem o telespectador se conectar com seus personagens com empatia e torcer por eles (pelo bem e pelo mal — no caso dos antagonistas) e uma ótima trilha sonora, a obra é um prato cheio para os fãs de hip-hop, e até para quem quer se aventurar em uma serie de drama diferente do que está em alta nas recomendações das plataformas de streaming.

Trilha sonora

As músicas presentes em Top Boy nos introduzem à alguns grandes nomes, incluindo Little Simz, Dave e AJ Tracey.

Como a série se passa em Londres, nada mais justo do que rechear a tracklist da trama com músicas do gênero grime, bastante apreciado no Reino Unido, trazendo como um dos principais expoentes do estilo musical, o rapper Skepta.

Algumas músicas da trilha sonora incluem “Elastic”, de AJ Tracey, “Professor X”, de Dave, e “Venom”, de Little Simz. O rapper e produtor da serie, Drake, também aparece na soundtrack na faixa bônus “Behind Barz”.

Capa do álbum “Top Boy: A Selection of Music Inspired By The Series”, que conta com vários artistas.

Clique aqui e ouça o álbum oficial da trilha sonora de “Top Boy”.

Referência à Top Boy no rap brasileiro

É inegável que BK’ é um dos nomes mais fortes do hip-hop brasileiro atualmente, e antes mesmo da terceira temporada ser lançada, o rapper carioca fez uma menção à série lançando a música que leva o mesmo título da obra.

Retirado do Twitter de BK’ (@bkttlapa)

Futuro da série e próxima temporada

Para quem acompanhou Top Boy desde sua primeira temporada oficial em 2011, teve a infelicidade de ver a serie sendo cancelada após sua segunda temporada em 2013. Os fãs esperaram dois anos entre o anúncio em 2017 e o primeiro episódio da terceira temporada, mas, provavelmente, com o sucesso que a terceira temporada (que pode ser levada como a primeira para quem ainda não assistiu as anteriores), é bem provável que a quarta temporada seja lançada em meados de setembro de 2020. É o que nós e os demais fãs da série esperamos. 

https://www.youtube.com/watch?v=VZ2-PpXOsvw

Assista Top Boy na Netflix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − onze =