Playlist pra celebrar o melhor do De La Soul

image

 
Hoje em dia tem playlist pra tudo: acordar bem humorado, pra malhação, curtição com os amigos, pra curar dor de cabeça, pra trazer o amor de volta e a lista segue. Como a gente aqui tá empolgado com a passagem do De La Soul pelo Brasil, pensamos “por que não criar uma playlist com nossos sons preferidos do grupo?”. A ideia é que ela te sirva de aquecimento para o show de hoje no Rio de Janeiro e o de amanhã, em São Paulo, assim como uma lembrança boa pra quem colou no show que rolou em BH.

Engraçado que descobrimos que só há dois discos do trio nas plataformas de streaming. Por quê? Um chance pra você acertar… Treta com a gravadora, claro. Mas veja bem, não é exatamente uma treta, e sim uma questão contratual. O fato é que não está previsto no termo que o De La Soul assinou com sua antiga gravadora que seu trabalho seria comercializado em streaming, até porque o serviço nem existia na época. Agora os caras lutam para liberar esses fonogramas, mas o trabalho é difícil e lento.

Então optamos pelo vídeo, pois no youtube é possível encontrar os grandes hits do grupo. Mas há uma outra vantagem: o clipe há muito tempo deixou de ser apenas uma forma de divulgação da música, hoje ele é fundamental para expandir o universo de um artista. Como ele se move, como ele fala, se veste? Está tudo ali. E essa expansão do conceito da música, que hoje chega ao streaming, nos dá uma visão mais 360 dos artistas.

No hip-hop então, nem se fala. O rap e a cultura a sua volta é muito visual. As roupas, os sneakers, os bonés, as correntes e todos os acessórios que acompanham b-boys, b-girls, DJs, grafitteiros e MCs criam uma atmosfera que parece só alcançar essa grandeza com a chegada dos clipes. E desde que surgiram, lá nos primórdios com Curtis Blow e Kool Moe Dee, até Public Enemy e seu impactante “Fight The Power” ou os clipes da banca do Puff Daddy já causavam enorme impacto nas ruas e na indústria da música. Hoje seguimos assim, basta ver a repercussão dos clipes megalomaníacos de Kanye West.  

Na lista de vídeos, feita especialmente pela DJ Mayra Maldjian (Rimas & Melodias), uma viagem pela história do grupo de Nova York formado pelos MCs Posdnuos, Dave e o DJ Maseo. Clássicos como “Stake is High”, “Shopping Bags” e “Me, Myself and I” estão lá, assim como parcerias com A Tribe Called Quest, Chaka Khan e com Redman, do Wu-Tang Clan.

Aperte o play agora, agradeça a gente depois.


De La Soul @ Tour …and the Anonymous Nobody

image


Hip-Hop apresenta De La Soul (Rio de Janeiro)
Quando? sexta-feira, 4 de novembro, 21h
Onde? Rua Sacadura Cabral, 154
Quanto? https://goo.gl/2zOsdE

Trip 30 anos apresenta: Chocolate com De La Soul (São Paulo)
Quando?
sábado, 5 de novembro
Onde? Chocolate na Audio Club
Av. Francisco Matarazzo, 694
Quanto? https://bitly.com/DeLaShow2016