image

Karol de Souza está entre as novidades do mês com “Me Deixa Viver”. Foto: Barbara Jadeh

– por Savana Azolini

Saiu a playlist #7 de Novidades do Per Raps! A ideia é que todo mês a gente renove a seleção com os últimos lançamentos do universo da música negra e acrescente novidades que forem saindo ao longo do mês.

Para quem acha que mulher produz pouco, se liga no tanto de mina – daqui e da gringa – que veio com coisa nova e boa nos últimos meses: Cardi B, Junglepussy, Souto MC, Drik Barbosa, Nubya Garcia,  Karol de Souza, NEGGA, Ibeyi, Oshun e Akua Naru.

Akua Naru coloca o orgulho negro como principal ponto de seu novo álbum “The Blackest Joy”, que vem com muito jazz, rap e soul, e conta com a participação do incrível Mulatu Astatke na faixa “The Offering”, e de Eric Benét, em “Made It”. Empoderamento e muito espiritualidade são só alguns dos temas que aparecem no “Bittersweet vol. 1”, segundo álbum da dupla Oshun, com 10 faixas, entre elas um featuring com a cantora inglesa Jorja Smith – aliás, tem uma entrevista bem bacana no canal Vevo sobre esse dueto.

Por aqui, em terras brasileiras, a MC curitibana Karol de Souza acaba de lançar o clipe de “Me Deixe Viver”, single de seu primeiro disco, que está a caminho. Produzida pelo beatmaker e MC curitibano Cabes, o som faz uma baita crítica à padronização da beleza e teve o videoclipe produzido pela Ganga Prod, selo de produção audiovisual formado somente por mulheres. Vale a pena dar uma conferida também no texto que a Carol Patrocinio fez para o Per Raps sobre esse trampo. Outra boa novidade é a estreia da cantora mineira NEGGA com seu primeiro disco, “Rosas & Perfumes”, com letras que exaltam o amor próprio, tudo embalado com muito R&B, dancehall e rap.

Um grande destaque da nossa playlist é o grupo Sons Of Kemet, liderado pelo saxofonista Shabaka Hutchings, que passou pelo Brasil recentemente com shows no Nublu Jazz Festival. O disco “Your Queen Is a Reptile”, lançado pelo aclamado selo Impulse!, faz uma homenagem em cada faixa a mulheres negras, entre elas a ativista Angela Davis e a psicóloga Mamie Phipps Clark. Tudo com uma pegada de jazz, música africana e caribenha.

SEGUE A GENTE NO SPOTIFY E DÁ O PLAY: https://open.spotify.com/user/perraps

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − onze =