Playlist de novidades #2: Rincon Sapiência, RZO, Valete e mais

image

Lembra daquela playlist que criamos com algumas novidades musicais e pesquisas sonoras da equipe do Per Raps? A edição número 2 chegou com sons de dois aguardados lançamentos do rap brasileiro: o novo álbum de Rincon Sapiência e o terceiro disco do grupo RZO.

Falando em RZO, que retorna ao jogo 15 anos depois de seu último trabalho, não deixe de ler o texto do Tiago Ferreira, do blog Na Mira do Groove, que mostra que Pirituba ficou pequena para tanta ideia e parcerias de peso que dão vida a Com Quem Tá no Jogo.

Antes de continuar a falar das músicas, a gente não pode deixar de destacar a análise de “Diário de um Detento” (do disco Sobrevivendo no Inferno, 1997), feita pela MC Drik Barbosa, o repórter André Caramante, Jorge Dias (filho de Mano Brown) e o diretor Maurício Eça a convite da Red Bull

A música relembra um importante momento da história brasileira que resultou no massacre do Carandiru, ocorrido em 1992, em São Paulo, em que 515 tiros foram disparados em uma ação da PM para conter uma rebelião, matando mais de 100 detentos (e que segundo os internos esse número passa de 200 mortos), ferindo outros 130. Como resultado, 120 policiais foram indiciados, mas apenas um foi condenado. Caso queira, eis aqui um bom link com os detalhes do que aconteceu naquele dia sangrento.

Voltando para a playlist, outra novidade é o single “Rap Consciente”, um grito de revolta que lembra o melhor do rap tuga na voz do incansável Valete. Falando nele, você vai encontrar também a música “Ideal”, que não traz a participação do rapper, mas faz parte do belo projeto colaborativo feito com Emicida, Rael e Capicua, o Língua Franca. Ficou curioso? Aqui tem mais uma dica de leitura pra que você conheça melhor esse trabalho.

Finalizando a jornada, você vai encontrar nomes novos como o da promissora Letícia Picolo, mas ouvirá também os já conhecidos Shabazz Palaces, Criolo, SZA, Talib Kweli e Snoop Dogg. Então tem música e artista para todo gosto. Pode dar o play e embarcar nessa viagem sem preocupação.

A curadoria mais uma vez é da Savana Azolini (@savana_azolini). Se achar que algum som ficou de fora, dá um salve nela pelo Twitter que é tudo nosso.