image

Você sabia que o Dia da Consciência Negra foi instituído em 20 de novembro por marcar a morte do maior líder negro no Brasil, Zumbi dos Palmares? Nesse dia, só que em 1695, ele foi capturado por portugueses e morto após ter sido denunciado por um companheiro. O Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar mais de 30 mil negros, foi destruído neste mesmo dia.

Dia 20 de novembro é também uma data que marca a reflexão do que é ser negro no Brasil, mais que isso: se sentir negro, se identificar, se orgulhar e para isso é importante conhecermos a nossa história por um novo ângulo e não apenas pela visão dos escravocratas.

A Lei 10.639/03, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornou obrigatório o ensino da História da África nas escolas, mas ainda é triste o quanto os próprios professores ainda se sintam despreparados para ensinar, até porque nos livros didáticos com a história do Brasil o foco é quase que exclusivo no homem branco.

Pensando em enaltecer o valor da cultura negra, criamos uma playlist com 50 músicas que trazem grandes artistas negros, que se revelam verdadeiras aula de história ou uma importante perspectiva do ponto de vista do negro, muitas vezes ignorado, para o Brasil.


Reunimos 3 textos publicados ao longo da história do blog que valem a leitura nesse 20 de novembro:

“Boa Esperança” é uma aula de história negra e contemporânea
Rashid mostra sua visão de enquadro no clipe de “A Cena”
Onde estão os modelos negros?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =