DJ QBert se apresenta na 3ª mostra de Filmes Hip Hop em SP

image

Um do maiores djs de turntablism do planeta, DJ Q-Bert, desembarca em São Paulo para se apresentar e abrir a 3ª mostra de Filmes Hip Hop que rola a partir do dia 28/09.

Nascido Richard Quitevis, Q-Bert ficou conhecido no mundo pela musicalidade dos seus scratchs e por abrir as portas para que DJ’s fossem vistos também como músicos. Ganhou por quatro vezes consecutivos o DMC World DJ Championships – prêmio no qual também foi jurado em 2013. E por todos esses feitos entrou pro hall da fama do Hip-Hop, ao lado de Kool Herc, Grandmaster Flash, Jazzy Jeff e Grand Wizard Theodore. Ou seja, o cara é uma lenda!

Q-Bert já lançou mais de 20 discos – entre álbuns e ep’s – sendo que o mais homônimo, Wave Twisters (1998), foi parar nas telonas em 2001 pelas mãos dos diretores Garon e Eric Henry, que construíram a primeira animação musical de média-metragem baseada num disco. O filme narra a história de uma crew de heróis determinada a salvar os quatro pilares do Hip Hop: break, graffiti, MC, e DJ, da total extinção.

Tudo isso pra falar que o filme será exibido pela primeira vez no Brasil durante a abertura da 3ª mostra de Filmes Hip Hop no Cine Sesc, que rola a partir do dia 28 de setembro, a partir das 20h30, em São Paulo. E – para a alegria de todos – após a exibição do filme vai rolar uma apresentação do DJ Q-Bert.

Além de Wave Twisters, destacamos também outros filmes da mostra que você tem-que-ver!

Stretch and Bobbito: Radio That Changed Lives
30/09 – Sexta às 17h

Considerado uma lenda urbana em Nova York, Bobbito Garcia – conhecido também como Kool Bob Love –  ajudou a difundir artistas de rap como Wu-Tang Clan, Jay Z, Notorious B.I.G e Nas, através do programa de rádio que apresentava, junto com o DJ Stretch Armstrong, nos anos 90.

Beat Street – A Loucura Do Ritmo
30/09 – Sexta às 21h

Filme de Stan Lathan, grande responsável por propagar a cultura hip hop no Brasil nos anos 80, conta com aparições e trilha sonora de nomes como Grandmaster Flash & The Furious Five, Afrika Bambaataa e Kool Moe Dee; O filme será exibido em película (35mm), uma rara experiência para qualquer pessoa interessada por arte e cultura urbana.

Krush Groove
01/10 – Sábado às 19h

Dirigido por Michael Schultz, baseado na ascensão da gravadora Def Jam, primeiro império empresarial da história da cultura de rua que lançou nomes como Beastie Boys, LL Coll J e Public Enemy, entre outros.

Hip Rap Hop
03/10 – Segunda às 17h

O documentário resgata a história do primeiro disco de rap completo de um grupo de rap no Brasil, “Hip Rap Hop” (1988), do grupo Região Abissal. Formado por Athalyba, DJ Giba, DJ Kri, Guzula, Bafé, Marcelo Maita e Adilson, o grupo foi pioneiro na produção de seus próprios beats, administrou a resistência da gravadora em entender o som do rap e, no doc, vemos os integrantes especularem as razões que levaram um disco tão importante ficar muitas vezes de lado na história do gênero. Imperdível.

Pixadores
04/10 – Terça às 17h

O documentário de Amir Escandari mostra a história dos pichadores Djan, William, Ricardo e Biscoito, que atacaram o mundo das artes durante anos e participaram da Bienal de Berlin, evento que mudou a vida deles;

Os ingressos tanto para a abertura quanto para os outros filmes são gratuitos e serão disponibilizados na bilheteria do CineSesc 1h antes de cada sessão. Não vai vacilar, hein?

SERVIÇO:
3ª Mostra de Filmes Hip Hop
Quando: de 28/09 a 04/10
Onde: CineSesc (Rua Augusta, 2.075)
Quanto? Grátis – Retirada de ingressos 1h antes.

Sessão de Abertura:
Exibição do filme Wave Twisters + apresentação DJ Q-BERT
Dia 28/09 – quarta, às 20h30 (Retirada de ingresso 1 hora antes, sujeito à lotação da sala).