“O sistema não gosta de você”

A 4P voltou! Viva a 4P!

– por Robson Assis

Quando vi que a marca tinha voltado já fui atrás pra ver as camisetas, os bonés, os acessórios, as coisas todas que a gente cresceu curtindo. A 4P foi a marca de Xis e KL Jay, cuja loja ficava na galeria da 24 de maio. Eu e meus amigos sempre passávamos na frente só pra ver se encontrávamos eles por lá.

Não julgue adolescentes.

Acontece que uma das estampas me intrigou demais. Ao redor do logo da marca, ela dizia:

“Não queira ser aceito. O sistema não gosta de você.”

Meu primeiro pensamento foi o de que perderam a mão. Afinal, ninguém gosta de não ser aceito, nem nada. Como assim, o sistema vai ter que me aceitar sim, do jeito que eu sou e é isso aí. Não é isso aí?

Bem, não é bem por aí.

O sistema pode te tolearar, mas ele nunca vai te aceitar. Não com esse mundo do jeito que ele anda. Estaremos sempre à margem, sempre vivendo aquela guerra fria dos olhares e das falas escolhidas a dedo, como naquele get out (esperando que não exista um de olhos bem fechados acontecendo ao nosso redor também).

Eu entendi a mensagem um outro dia em que, sentado no escritório onde trabalho, olhei ao meu redor e me vi o único negro em um andar de, sei lá, 150 pessoas.

Nessa hora a gente passa por uma espécie de iluminação de uma *puta descoberta meu* e depois passa a pensar direito. Dei inclusive outra olhada e encontrei mais duas pessoas de pele mais escura (sendo uma delas o cara que entregava frutas selecionadas na mesa da galera durante a hora do almoço).

É importante para nós estar ali, é importante resistir e mostrar presença em todos os lugares, aquele negócio de “nova era, os preto tem que chegar”. Estar ali é resistir, dar a cara a tapa por um mundo que ignora suas demandas. E peitar de frente tudo o que vier, do jeito que a gente se acostumou a fazer.

O sistema não tem interesse em te colocar num pedestal ou te impulsionar, te fazer crescer. Você estar ali é como um erro pra eles, você é o elefante na sala em qualquer lugar em que você estiver. A chave é aprender a lidar e juntar forças pra lutar todos os dias com um mundo que não está lá muito satisfeito em te manter progredindo.

Então não se iluda: o sistema não gosta de você.

Vida longa à 4P.